SANTO DO DIA: SÃO JOÃO BOSCO

SANTO DO DIA: SÃO JOÃO BOSCO

São João Bosco nasceu em 1815, na região de Piemonte, Itália, provenientes de pais camponeses, pobres e analfabetos.

Aos 2 anos, perdeu seu pai e enfrentou grandes dificuldades financeiras e familiares durante sua infância e juventude.

Tinha uma personalidade forte, firme nos estudos e buscando sempre alcançar os seus objetivos. Por essa razão, se submeteu a trabalhar como sapateiro, ferreiro, carpinteiro, alfaiate, além de estudar música.

Sua mãe, apesar de analfabeta, possuia muita fé e uma enorme sabedoria. Incentivava o filho, ajudando-o a crescer no amor de Deus e na fé, não o deixando desistir apesar de tantas dificuldades. 

Desde pequeno, sentia forte o chamado para evangelizar e falar sobre Deus para as pessoas. Percebia que devia mostrar para aquelas pessoas, principalmente crianças camponesas e órfãs que buscavam emprego. Muitas vezes, acabavam na rua passando fome e, por essa razão, entravam para o mundo do crime e/ou dos explorados. João, então, decide entretê-los com algum teatro, música e, logo em seguida, transmitir uma mensagem de fé e amor. 

Dom Bosco, certa vez, teve um sonho em que brigava com outros meninos e Jesus se aproxima educando-o para não agir com pancadas e, sim, com carinho. Não tardou para ele manifestar a vontade para a vocação religiosa. Afirmava: "Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles."

Aos 20 anos, entrou para o seminário e foi ordenado padre em 6 anos. Sua missão era evangelizar os meninos das ruas, ensinando-os uma profissão.  

Decidiu criar uma organização dedicada às atividades educativas, que serviriam como uma associação de cidadãos aos olhos do Estado e como uma associação de religiosos perante a Igreja, uma vez que a idéia de fundar uma associação religiosa foi impedida pela situação de disputa na Itália que buscava a separação entre o Estado e a Igreja. 

Abrigou os meninos em um terreno no bairro de Valdocco, em Turim, chamando-o de Oratório São Francisco de Sales. Neste local, evangelizava os jovens e recebia a ajuda dos futuros salesianos, que se juntaram a ele para trabalhar nessa missão. Estes fizeram os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência e, e em 1859, fundou a Congregação Salesiana. Algumas mulheres, também se uniram, acolhendo as meninas órfãs desamparadas, fundando, em 1972, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. 

Seu projeto de evangelização se espalhou pelo mundo a partir dos missionários salesianos, tornando-se uma das maiores da Igreja Católica.

Dom Bosco faleceu em 1888, aos 72 anos.

São João Bosco, rogai por nós!