SANTA DO DIA: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

SANTA DO DIA: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

Ângela Mérici nasceu em 1470, em Desenzano del Garda, na Itália, proveniente de uma família camponesa pobre e muito religiosa. 

Na época, durante o Renascimento, a Igreja combatia a doutrina luterana, passando pelo período da Reforma da Igreja

Desde pequena se interessava pela vida religiosa, preferindo os livros sobre a vida dos Santos. 

Aos 10 anos, perder seu pai. Em seguida, perde sua mãe e sua irmã, a qual tinha muita ligação. A Santa foi morar com seu tio, que posteriormente, também veio a falecer. 

Com 13 anos, volta para Desenzano e decide pedir para ingressar em um convento da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas, sob inspiração de Nossa Senhora, que tinha como foco auxiliar na educação, principalmente das jovens, preparando-as para se tornarem mães de família com base nos princípios cristãos. O nome da Congregação tinha como objetivo homenagear Santa Úrsula, mártir do século IV, junto com outras jovens, que defendiam a virgindade, a castidade e o catolicismo. Naquele momento, aquelas meninas que estavam perdidas, sem orientação, somente com discernimento de ideias pagãs, começaram a receber das Ursulinas mensagens inovadoras que buscavam restaurar as famílias. 

Não só pelas jovens, a Santa também foi procurada por bispos, sacerdotes, governadores e doutores que buscavam seus conselhos e ensinamentos. Os conhecimentos adquiridos através dos seus sofrimentos, de sua total entrega à Deus e da vida de penitência meditativa lhe proporcionaram, pela graça do Espírito Santo, o dom do conselho.

Ângela, antes de tornar as Ursulinas uma Congregação Religiosa, quis realizar uma peregrinação em Jerusalém. Porém, ao chegar na cidade ficou cega e só conseguia ver espiritualmente os lugares sagrados por onde passava. Na volta, ao parar numa cidade onde havia um crucifixo milagroso, foi até ele, rezou e conseguiu se curar.

Aos 55 anos, se encontrou com o Papa Clemente VII, e começou o processo para a fundação da Congregação. Esta foi implantada definitivamente, 10 anos depois, na Brescia. 

Santa Ângela faleceu em 1540, aos 75 anos de idade.

 

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!