SANTO DO DIA: SÃO TEODÓSIO

SANTO DO DIA: SÃO TEODÓSIO

São Teodósio nasceu na Turquia em 423, proveniente de uma família bastante cristã. Por essa razão, desde pequeno, era influenciado por seu pai a ler as Sagradas Escrituras.

O Santo decidido a seguir o exemplo de Abraão, abriu mão de sua vida e riquezas e foi para Jerusalém, Belém e Nazaré. Logo depois, entrou para a vida religiosa, tendo como diretor espiritual o abade Longinos.

Quando se tornou sacerdote, foi encarregado de coordenar o culto de um templo localizado entre Jerusalém e Belém.

Teodósio realizou seu trabalho com muita sabedoria e humildade, levando uma vida de constante oração que serviu de exemplo para muitos, inclusive jovens que mais tarde tornaram-se sacerdotes. Também foi responsável pela fundação de 3 conventos perto de Belém.

Preocupando-se de que os jovens pensassem muito sobre a morte, sobre a finitude da matéria e o quão efêmero é o ser humano em sua matéria, pediu aos seus discípulos para cavarem um túmulo e disse a eles : “Eis aqui, pronto, o lugar do repouso; quem de nós vai consagrá-la? Logo depois, aproximou-se um padre, chamado Basílio, e ajoelhando-se disse : “Queira abençoar-me, meu Pai, serei eu!” Por 40 dias, eles leram o Ofício dos Funerais e, no último dia, Basílio adormeceu serenamente em seu último sono.

Teodósio, a partir de uma visão, começou a construir mosteiro enorme, com prédios reservados aos monges, além de diversos estabelecimentos, inúmeros hospitais e 4 igrejas.

Deus vendo a caridade do Santo, nunca deixou que faltasse alguma coisa, como no dia que as provisões do mosteiro haviam acabado e Teodósio, acreditando na Providência Divina, lhes disse: “Tenham confiança, Deus não nos esquecerá.” Logo depois eles viram chegar mulas carregadas de víveres.

São Teodósio morreu aos 106 anos de idade, após uma vida inteira marcada pela oração e pelo trabalho, pela fé e pela caridade.

São Teodósio, rogai por nós!