SANTO DO DIA: SANTO ADRIANO

SANTO DO DIA: SANTO ADRIANO

Santo Adriano nasceu em 635, no norte da África. Proveniente de uma família cristã, foi batizado e recebeu o nome de Hadrian.

Aos 5 anos, fugiu da invasão árabe com sua família para Nápolis, na Itália. Seus pais o colocaram para ser educado no convento dos beneditinos, de forma com que, mais tarde, entrasse para a vida religiosa. Tempos depois, o Santo foi ordenado sacerdote.

Como monge, estudou a Sagrada Escritura, latim e grego e passou a lecionar teologia e ciências humanas. O Papa Vitalino, ao perceber a grande inteligência e conhecimento do Santo, o recrutou para ser um de seus conselheiros.

Santo Adriano é escolhido pelo Papa como sucessor do bispo da Cantuária, porém este recusa alegando não estar preparado. O Santo, então, indica seu amigo, Teodoro de Tarso, também monge beneditino e teólogo grego. Teodoro, por sua vez, apenas aceita o cargo caso tenha a ajuda de Santo Adriano no trabalho de evangelização.

Em 668, Teodoro é consagrado bispo da Cantuária e Adriano como seu conselheiro e assistente.

Santo Adriano é preso durante 1 ano na França por ser acusado de participar de uma missão secreta para o imperador Constantino II enquanto viajava para a Inglaterra. Somente quando os franceses confirmam sua identidade sacerdotal, o Santo é solto. 

A evangelização feita por Santo Adriano e Teodoro com os ingleses gerou muitos convertidos, na maioria pagãos.

Santo Adriano foi nomeado abade do convento beneditino de São Pedro, na Cantuária, que, posteriormente, se tornou um centro de formação de padres. O Santo viveu na Inglaterra por 39, passando sua vida a serviço da Igreja.

Era considerado pelo povo um pastor sábio, piedoso, missionário e instrumento de Deus, convertendo a muitos com seu exemplo de vida. 

Santo Adriano morreu em 710, aos 75 anos, na Inglaterra

Santo Adriano, rogai por nós!