SANTOS DO DIA: SANTOS INOCENTES

SANTOS DO DIA: SANTOS INOCENTES

“Ainda não falam e já confessam a Cristo. Ainda não podem mover os seus membros para travar batalha e já alcançam a palma da vitória”

Os Santos Inocentes são aqueles meninos que nasceram em Belém, na mesma época em que Jesus nasceu, e tinham menos de 2 anos. Não se sabe ao certo o número de quantos foram mortos. 

O rei Herodes havia decretado que todos os meninos fossem mortos, devido ao seu medo de Jesus lhe tomar o trono.

O Evangelho de São Mateus nos conta que com a chegada dos reis magos na cidade de Jerusalém, que haviam seguido a estrela, estes procuraram o rei Herodes por pensarem que o menino estivesse no palácio real. O rei, fingindo interesse, acolheu os magos. Depois chamou alguns escribas e doutores da lei para que lhe informassem aonde seria o nascimento. Ao saber que seria em um vilarejo em Belém, enviou os reis magos e pediu que estes voltassem com mais informações, uma vez que também desejava ir ao seu encontro. 

Ao chegarem em Belem, guiados pela estrela, os 3 magos encontram a Sagrada Família, e oferecem presentes ao menino. Na noite que antecede sua volta à Belém, um anjo, em sonho, os advertem dizendo para não voltarem a Herodes, pois este pretendia matar Jesus. Os magos obedecem e voltam por outro caminho.

O rei Herodes, ao perceber ter sido enganado pelos magos, ficou furioso. Temendo perder o trono para o Messias, enviou soldados a Belém para matarem todos os meninos com até 2 anos de idade. E assim foi feito.

A dor e o luto inundaram o vilarejo que perdeu suas crianças.

Santinhos, inocentes e puros perderam suas vidas por causa de Jesus.

Santos inocentes, rogai por nós!