SANTO DO DIA: SÃO JOÃO CÂNCIO

SANTO DO DIA: SÃO JOÃO CÂNCIO

João Câncio nasceu em 1390, na Cracóvia, Polônia.

O Santo era muito inteligente e, por isso, Possuidor de uma mente brilhante, fez mestrado e doutorado, além de ser professor universitário de Filosofia e Teologia na Universidade de Cracóvia. Como professor, buscava transmitir o conhecimento e a fé, incentivando-os a buscar o conhecimento. Dessa forma, também, recebeu a missão de educador dos príncipes e reis da Polônia.

Ao sentir o chamado para a vida religiosa, seguiu firme e foi ordenado sacerdote. O Santo passou a conciliar as suas aulas e a busca pelo conhecimento com o trabalho de vigário na paróquia de Olkusz. Ao mesmo tempo que, como sacerdote, era uma pessoa de profunda vida interior, praticando o jejum e penitência toda semana, como professor, levava o amor e a alegria aos estudantes e aos mais necessitados de Cracóvia.

Fez muitas peregrinações e romarias, visitando os túmulos de mártires em Roma, fortalecendo ainda mais sua fé e aumentando sua coragem e inspiração. Visitava os lugares santos de Israel, buscando compreender as histórias e os acontecimentos que ali tiveram. Porém, em uma de suas peregrinações, foi assaltado e tirado tudo o que possuia. Quando os bandidos foram embora, o Santo deu-se conta que não havia entregue algumas moedas e, por isso, correu atrás deles para lhes entregar, se desculpando por ter esquecido. 
 
Ao perceber a proximidade de sua morte, distribuiu todos os seus bens aos pobres e necessitados.
 
Faleceu em 1473, aos 83 anos na Cracóvia. 
 
São João Câncio, rogai por nós!